Procurar
Close this search box.

Com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e a APAP – Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, a Conferência que decorreu no dia 16, na zona de Congressos da Fundação, teve como objetivo a celebração do centenário do nascimento do Arquiteto Paisagista António Facco Viana Barreto e o seu impacto na paisagem em Portugal.

Agradecendo o simpático convite, a AATAE esteve representada, no evento, pelo Ag. Téc. Samuel Dinis.

António Facco Viana Barreto, nasceu em Lisboa, a 15 de fevereiro de 1924, e faleceu a 12 de maio de 2012.
Formou-se em Silvicultura e Arquitetura Paisagista no ano de 1952 no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

Do seu legado, constam trabalhos onde aparece como autor ou coautor, com a colaboração dos Arquitetos Paisagistas António Ribeiro Telles, António Roquete Campelo, Manuel Sousa da Câmara. Álvaro Ponce Dentinho, entre outros.

Entre os seus trabalhos contam os jardins e espaços exteriores da Torre de Belém, em 1952, que veio mais tarde a tomar o seu nome; o Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, no ano de 1954; o Parque de Santa Catarina, no Funchal, em 1954, e o Ordenamento Paisagístico do Algarve, terminado no ano de 1969.

Em 1975 foi-lhe atribuído o Prémio Valmor, pelo projeto do Parque da Fundação Calouste Gulbenkian e seus jardins, onde trabalhou com Gonçalo Ribeiro Telles.

As suas obras constam da Exposição António Viana Barreto, Maestro da Paisagem, que decorreu no edifício da Fundação Calouste Gulbenkian até à realização desta conferência.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt