Procurar
Close this search box.
Publicações

Associação dos Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia

Workshop GeoSustained – Sistemas geotérmicos à escala urbana: do planeamento estratégico à execução – Forúm Lisboa – 19 julho

04/07/2024

O Projeto GeoSustained irá realizar no próximo dia 19 de julho um workshop intitulado “Sistemas Geotérmicos à escala urbana: do planeamento estratégico à execução“, no Fórum Lisboa.

A procura por novas fontes de energia renováveis para um edificado mais sustentável é crucial para o planeamento das cidades do futuro, no atual contexto de alterações climáticas. Lisboa, como muitas outras cidades, enfrenta o desafio de reduzir a sua pegada de carbono e garantir um futuro sustentável para os seus habitantes. Os sistemas geotérmicos superficiais surgem como uma solução promissora para a descarbonização. Com efeito, a utilização da energia térmica, armazenada nos estratos superiores da Terra, oferece uma fonte de energia renovável, contínua e fiável, com o potencial de aquecer e arrefecer edifícios e infraestruturas de forma eficiente.

Para Lisboa, em particular, a utilização de sistemas geotérmicos apresenta diversos benefícios. A cidade possui um potencial geotérmico significativo, com temperaturas subterrâneas favoráveis à exploração dessa energia. Além disso, a integração de sistemas geotérmicos em edifícios novos e existentes pode contribuir para a redução do consumo energético, diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa e promovendo a qualidade do ar. Ao investir em sistemas geotérmicos, Lisboa pode dar um passo importante na direção de um futuro mais sustentável, combatendo as alterações climáticas e criando uma cidade mais resiliente e verde.

O Workshop “Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana: Do Planeamento Estratégico à Execução” tem como objetivo dar a conhecer e promover a utilização de sistemas geotérmicos superficiais em ambientes urbanos, desde a fase de planeamento estratégico até à sua implementação prática. O workshop contará com a participação de diversos especialistas nacionais que apresentarão os seus conhecimentos e experiências nesta área e terminará com uma sessão de esclarecimentos sobre as perspetivas para o futuro da energia geotérmica em Portugal.

Inscrição obrigatória em

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt