Associação dos Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia
Tive a oportunidade de estar presente no Simpósio Luso-Alemão de Construção subordinado ao tema: “Materiais Sustentáveis e Tecnologias Inovadoras de Construção em Portugal” no dia 15 de Outubro de 2024, no Olissippo Oriente Hotel, no Parque das Nações em Lisboa em representação da nossa Associação. Para facilidade de acesso à informação relacionada indica-se os atalhos das entidades, sintam-se à vontade para propor sugestões e proceder a contactos, é para isso que servem estes encontros. Tenham presente que novas técnicas e materiais, juntamente com sensibilidades diferentes, podem ser benéficas, a vantagem é nossa.
As diversas empresas alemãs que pretendem trazer o seu conhecimento e experiência para o nosso pais, naturalmente que estarão receptivas a colaboração com empresas portuguesas, tendo sido este o objectivo deste Simpósio.
Procedeu a abertura do Simpósio o Sr. Thorsten Kötschau, Diretor Executivo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, apresentando a instituição e os motivos do simpósio.
https://www.ccila-portugal.com/pt
De seguida o Sr. Werner Loscheider, Diretor de Serviços da Direção da Indústria da Construção, Engenharia Leve e Eficiência de Recursos do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação Climática (BMWK) descreveu a situação da Construção na Alemanha.
https://www.bmwk.de/Redaktion/EN/Dossier/lightweighting.html
Quem já trabalhou com germânicos sabe que são organizados e regra geral a sua execução assenta sobre a robustez e qualidade, contudo a capacidade de desenvolver algo em terras lusas tem procedimentos específicos aos quais nós (os de cá) estamos habituados, dai esta necessidade de parceria e ainda bem, ganhamos todos.
O simpósio foi dividido em vários momentos, no Painel I – Tecnologias inovadoras e materiais mais sustentáveis da Construção Made in Germany, com a moderação da Sra. Daniela Stocksreiter, Coordenadora de Projetos da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, a apresentação da empresa familiar Avermann Betonfertigteiltechnik GmbH & Co. KG esteve a cargo do Sr. Dirk Heuer (Sales Manager)
A actividade da empresa Beconart Sichtbeton foi realizada pelo Sr. Martin Berger, entre outras informações, de salientar a garantia de execução de 25 anos
Houve intervalo para café e interacção entre os intervenientes, retomando-se o Painel II, continuando com a moderação da Sra. Daniela Stocksreiter, a empresa Heine Ingenieure foi apresentada pela Sra. Elke Heine
http://www.ingenieurbuero-heine.de/
O Sr. Christian Flügge apresentou a Hitexbau GmbH – “A empresa dá impulsos contínuos às inovações nas propriedades técnicas e funcionais do betão reforçado com tecido. Utilizando as mais recentes tecnologias, são desenvolvidas e produzidas armaduras de carbono, basalto e outros materiais para a utilização em betão e asfalto – adaptadas com precisão às necessidades do cliente.”
O Sr. Ignacio Gasparotto, apresentou a Kalzip GmbH – “Como um dos principais fornecedores de alumínio para a construção de edifícios, a Kalzip GmbH tem vindo a produzir sistemas de telhados e fachadas em linhas de perfilagem de última geração desde 1968. Até à data, foram instalados mais de 100 milhões de metros quadrados de chapas perfiladas Kalzip em todo o mundo. Com escritórios de vendas internacionais e uma frota global de unidades de produção móveis, a Kalzip está representada em quase todas as partes do mundo. Trabalhar com a Kalzip significa também poder contar com muitos anos de experiência e recursos para concretizar uma vasta gama de ideias.”
De salientar, ainda antes do excelente almoço proporcionado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, o Sr. Ricardo Pedrosa Gomes na qualidade de Vice-Presidente da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, expôs a situação da Construção em Portugal de forma muito lúcida e realista. Cada vez mais é importante que quem nos representa e assume cargos de elevada responsabilidade seja conhecedor. É este o caso.
De tarde, iniciou com o Painel de Debate – Oportunidades e Desafios no Setor da Construção, com Foco na Construção leve e Materiais mais sustentáveis, em Portugal, moderado por Aline Guerreiro do PCS-Portal de Arquitetura e Construção Sustentável (https://csustentavel.com/) , em que intervieram em representação das instituições ou empresas, de que procederam a breve apresentação, originando uma reflexão muito interessante sobre as potencialidades envolvidas:
https://www.amorimcorkinsulation.com
https://manuelcorreiaguedes.academia.edu
O BUILT CoLAB marcou presença com a Sra. Vanessa Tavares, que no limitado tempo disponível conseguiu transmitir um pouco do que é o Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro, na eventualidade de haver interesse pode subscrever a Newsletter para ir seguindo as suas inúmeras iniciativas
A Síntese e Reflexão final estiveram a cargo do Sr. Thorsten Kötschau, Diretor Executivo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, no Encerramento do Simpósio teve a palavra a Sra. Patrícia Gonçalves Costa, Secretária de Estado da Habitação do Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Após o Simpósio houve um Business Drink Luso-Alemão e Networking.
Estamos num momento extraordinário de trabalho na construção civil, com situações previstas e já em desenvolvimento. O caos provocado pelas más decisões dos políticos que originaram falências, insolvências e a saída de muitos e bons profissionais do nosso país (ou mudança de actividade), foi ultrapassado, como se costuma dizer: “depois da tempestade, vem a bonança” e esta foi forte, deverá manter-se o registo para, se possível, evitar que se repita. Por isso, cada vez mais, devemos envolver-nos nestes processos.
Na realidade já havia ultrapassado o momento de resumir este Simpósio aos nossos associados, contudo a insistência do nosso presidente Craveiro Amaral e a importância dos assuntos debatidos justifica que mesmo depois de algum tempo surja esta informação para vosso conhecimento, esperando que seja útil, aproveito para desejar Boas Festas, continuação de bom trabalho e saúde.
ATAE 2101 – Daniel Coelho
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt